sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Eça & Outras

Ano do Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa – Rio de Janeiro e do Bicentenário da Independência do Brasil 

Capítulo da Confraria Queirosiana

XX Capítulo – novos confrades e respetivos padrinhos

            No passado dia 19 de novembro, sábado anterior ao dia de aniversário de Eça de Queirós que ocorre a 25 de novembro, como vem acontecendo desde 2003, e com uma boa aberta neste tempo chuvoso, decorreu no Solar Condes de Resende em Vila Noa de Gaia o XX.º capítulo anual da Confraria Queirosiana com um programa aparentemente sempre igual, mas sempre imprevisto. Desde o auge da pandemia, ou seja, nestes dois últimos anos, a festa passou a decorrer a partir das onze da manhã e não à noite, e parece que esta opção está para ficar. Logo pela manhã os confrades queirosianos e de outras confrarias foram chegando de várias partes do País até que se lhes juntou a numerosa delegação brasileira em representação da Academia Alagoana de Letras, vinda de Maceió, Alagoas. Também presentes a Associação de Amigos Portugal-Egito; a Associação Portuguesa da História da Vinha e do Vinho (APHVIN/ GEHVID); várias outras confrarias e outras instituições que enquadraram o desfile dos novos confrades até ao salão nobre da casa onde decorreu a sessão. A mesa foi composta pelos confrades José Manuel Tedim, presidente da direção, César Oliveira, da assembleia geral e Gonçalves Guimarães, secretário da associação Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana, ladeados pela Engª Paula Carvalhal, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e pelo Dr. João Fernandes em representação do Solar Condes de Resende.

         Logo no início, e depois durante o programa, atuou o Ensemble Per Soprare da Escola de Música de Perosinho, dirigido pela professora Bruna Carvalho, que interpretou composições de Joe Wolf. José Manuel Tedim começou por saudar os presentes e apresentou uma curta resenha das principais atividades da confraria incluindo as suas edições durante o presente ano; César Oliveira saudou as instituições presentes e Gonçalves Guimarães referiu-se aos confrades distinguidos nas áreas da Cultura, das Letras, das Artes e das Ciências, bem assim como às muitas obras por eles publicadas. Referiu-se também ao facto de este capítulo ser o evento de abertura das comemorações do Centenário do Marquês de Soveral (1851-1922), um dos “Vencidos da Vida” e “chefe” e companheiro de Eça de Queirós que se comemorará ao longo de 2023.

         Seguiu-se uma intervenção do presidente da Academia Alagoana de Letras que aludiu às relações entre ambas as instituições nomeadamente através das suas publicações que divulgam textos dos seus associados e também, este ano, nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e no Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa-Rio de Janeiro. Procedeu depois à entrega dos diplomas que distinguiram José Manuel Tedim, Gonçalves Guimarães e António Pinto Bernardo como sócios correspondentes daquela academia brasileira.

         Momento alto foi também a apresentação do número 19 desta nova série da Revista de Portugal, pelo seu diretor, o egiptólogo Luís Manuel de Araújo, tendo sido referida a colaboração de cada autor, alguns dos quais presentes na sala, bem assim como a alusão às visitas ao Egito e outros países do Médio Oriente que tem vindo a orientar, na tradição da viagem que Eça de Queirós e o Conde de Resende realizaram em 1869 àquelas paragens.

         Seguidamente foram aceites como novos confrades de número o escritor e advogado Dr. Arnaldo Pais Filho, de Alagoas, grão louvado; Dr. Fernando António Maciel, advogado e professor universitário, grau leitor e ambos de Alagoas; e o economista Dr. João Oliveira e Costa da Póvoa de Varzim, grau leitor, tendo todos como padrinho o Dr. António Pinto Bernardo da direção da Confraria Queirosiana. Como confrade de honra foi investido o engenheiro Patrocínio Azevedo, atualmente vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que para além da profissão de engenheiro civil e da atividade política tem-se empenhado em diversas ações em prol do movimento associativo e da solidariedade social, que teve como padrinho César Oliveira. Após o juramento dos novos confrades, repetido em uníssono por todos os presentes, Patrocínio Azevedo proferiu um breve discurso em nome dos insigniados sobre o significado e simbolismo do ato em que acabava de participar e a importância da Confraria Queirosiana no contexto cultural do município gaiense. A sessão encerrou com as palavras da vereadora do Pelouro da Cultura sobre a importância da confraria na programação desenvolvida a partir do Solar Condes de Resende, nomeadamente os seus cursos livres, aludindo ainda ao seu trabalho cultural e social no âmbito gaiense, mas também nacional e internacional.

         Terminada a sessão os novos confrades, seguidos de todos os demais, dirigiram-se ao jardim das camélias onde depuseram uma coroa de louros na estátua de Eça de Queirós e tiraram as fotos memorativas deste acontecimento.

         Seguiu-se o almoço no pavilhão do solar no qual estavam inscritos cerca de noventa comensais que tiveram ocasião de cantar com os “Eça Bem Dito”, o grupo cantante da confraria, canções do período liberal, nomeadamente o Hino D. Pedro IV, bem assim como diversas melodias portuguesas e brasileiras da Belle Époque que foram de especial agrado da delegação brasileira. Seguiu-se a exibição do Grupo de Danças Andinas do Centro Recreativo de Mafamude, completando assim com agrado o caráter internacionalista desta festa queirosiana.

         Esta associação, fundada em dezembro de 2002 e legalizada no ano seguinte, tem vindo a trabalhar e a crescer ao longo dos anos, mas não esquece nunca as palavras e ensinamentos do seu patrono: «Mas a verdade é que numa época tão intelectual, tão crítica, tão científica como a nossa, não se ganha a admiração universal, ou seja, nação ou indivíduo, só com ter propósito nas ruas e pagar lealmente ao padeiro. São qualidades excelentes, mas insuficientes. Requer-se mais: requer-se a forte cultura, a fecunda elevação de espírito, a fina educação do gosto, a base científica, a altura de ideal… que são, na ordem social, a realização de formas superiores de pensamento». (Eça de Queirós, Notas Contemporâneas, «Brasil e Portugal»)

J. A. Gonçalves Guimarães

secretário da direção

Livros e Revistas

Pela mão do seu presidente e coordenador, Alberto Rostand Lanverly, chegou-nos o Livro da Academia Alagoana de Letras, edição n.º 26, de Abril deste ano de 2022, com edição de Jorge Tenório, a qual, entre muitos outros artigos, apresenta: de Alberto Rostand Lanverly, «Felicidade é a conquista do sucesso interior»; de Arnaldo Paiva Filho, os poemas «Meteoro», «Momento», «Rota Infinita», «Jardim», «Flor de Gelo», «Tentação» e «Busca»; de Carlos Méro, «A Recompensa»; de J. A. Gonçalves Guimarães, «Domingos Carvalho da Silva: poeta nascido português, viveu e morreu brasileiro»; de Manuel de Novaes Cabral, «Dos estreitos limites do internato, fui salvo pelo mar – O P.e Luís Cabral e Jorge Amado»; de Maria Teresa Girão Osório, o poema «O espelho e a pele». Pelo segundo ano consecutivo que apresenta colaboração de confrades da Confraria Queirosiana. 

Livro da Fábrica das Naus

         No passado dia 4 de novembro na Alfandega Régia de Vila do Conde/ Museu da Construção Naval, com o espaço disponível completamente cheio, decorreu a sessão de apresentação do volume IV da Obra Completa de Fernando Oliveira, o Livro da Fábrica das Naus, apresentado pelo administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Prof. Doutor Guilherme de Oliveira Martins, que na ocasião salientou a excecionalidade da obra deste humanista português do século XVI. Para além das entidades autárquicas estiveram também presentes os diversos especialistas que têm trabalhado nesta edição. A Confraria Queirosiana esteve representada pelo coordenador do seu Gabinete de História, Arqueologia e Património.

         Alberto Silva Fernandes, como autor, co-autor e coordenador, também na qualidade de presidente da Associação dos Amigos de Pereiros, São João da Pesqueira, tem publicado uma já notável série de livros e opúsculos sobre “a sua” aldeia de Pereiros que a dão a conhecer em todos os seus aspetos. Lançou agora, com o apoio de diversas entidades, entre elas a Confraria Queirosiana, o livro Estórias e Lendas da História de Pereiros, S. João da Pesqueira, coletânea de saborosas narrativas sobre aspetos relevantes aí existentes, como os seus majestoso sobreiros e a sua utilidade (p. 44-46), o incontornável “Ernestus – Cozinha Regional” da D. Lídia, e entre estes “monumentos” muitas estórias entre o picaresco e o noticioso de uma cada vez mais pequena comunidade que teima em permanecer bem e prolongar-se no futuro.

Cursos Colóquios e Palestras

Mosteiro de Moreira da Maia        

         No passado dia 16 de novembro decorreu na Igreja do Divino Salvador em Moreira da Maia o Colóquio sobre os 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira, sob o tema “Monges, Mosteiros e Territórios” organizado pela Junta de Freguesia de Moreira da Maia, a Câmara Municipal da Maia e a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Entre os vários oradores presentes falaram Joel Cleto sobre «O(s) caminho(s) de Santiago»; José Augusto Maia Marques sobre «À Mesa no Mosteiro de Moreira»; Sérgio Veludo Coelho sobre «Valor Militar dos Mosteiros» e J.A. Gonçalves Guimarães sobre «Luís de Magalhães subdiretor da Revista de Portugal». As Atas deste colóquio serão lançadas no dia 20 de janeiro de 2023 no Fórum da Maia.

Colóquios do Lumiar, Lisboa

         Entre 21 e 25 de novembro decorreram em Lisboa na Escola Secundária Eça de Queirós e na Junta de Freguesia do Lumiar os VIII CILB: Colóquios Internacionais Luso-Brasileiros subordinados ao tema «Ates & Letras em diálogo global: nos 200 anos da independência do Brasil». Participaram diversos sócios e confrades queirosianos com diversas comunicações, nomeadamente César Veloso (com Laura Bauerlain) sobre «Liberdade e Dor; Pensamento e Escrita»; Annabela Rita «Entre identidades. Em face de Janus»; Alda Salgueiro «Rotary Club de Lisboa»; Luís Manuel de Araújo «A Maldição de Tutankhamon e outras maldições recentes» e Andrade Lemos (com Fernanda Cabrita e José António Silva) «O Vórtice do Número 5». 

Últimas quintas-feiras do mês

No passado dia 24 de novembro, na habitual programação que a Confraria Queirosiana desenvolve no Solar Condes de Resende nas últimas quintas-feiras do mês, a Dr.ª Maria de Fátima Teixeira, investigadora do Gabinete de História, Arqueologia e Património (ASCR-CQ) proferiu uma palestra presencial e via zoom sobre «De Lever a Crestuma: a indústria metalúrgica em Vila Nova de Gaia». 

Amanhã, dia 26 de novembro, integrada no ciclo de conferências das Comemorações dos 600 anos da morte de São Gonçalo de Lagos promovidas pelo Município de Torres Vedras, J. A. Gonçalves Guimarães falará no Museu Municipal Leonel Trindade pelas 16 horas sobre «O culto popular aos santos de nome Gonçalo em Portugal e Brasil. Uma abordagem histórica, arqueológica e antropológica». Os crentes católicos portugueses têm nos seus devocionários referências desiguais a São Gonçalo de Coimbra, São Pedro Gonçalves, São Gonçalo de Amarante, São Gonçalo de Lagos e São Gonçalo Garcia, festejados em âmbito religioso, mas extravasando significados para devoções populares em várias localidades e santuários do continente, regiões insulares e diáspora das antigas colónias, com especial expressão em algumas cidades e povoações portuguesas e do Brasil. Sendo quase todos santos originários de Portugal, ou criados em ambiente cultural português, nesta abordagem vamos procurar estabelecer linhas de continuidade destas devoções desde as suas raízes pré-cristãs até às atuais manifestações ritualizadas de alguns deles como figuras totémicas das comunidades que os adotaram como padroeiros.

Curso sobre o Brasil

No próximo dia 3 de dezembro, sábado, pelas 15 horas por via presencial e via zoom, organizado pela Academia Eça de Queirós, comissão permanente da associação Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, prosseguirá o 30.º curso livre sobre «O Brasil duzentos anos depois» com uma aula pelo Prof. Doutor J. A. Gonçalves Guimarães sobre «História do Brasil colonial», prosseguindo no dia 10 de dezembro, com uma aula pelo Prof. Doutor José Manuel Tedim sobre «António Francisco Lisboa (O Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde, duas figuras da entidade cultural brasileira», continuando depois em janeiro. 

Arte e Exposições

         O escultor Hélder de Carvalho participou recentemente na Exposição comemorativa do centenário da escritora Agustina-Bessa Luís no Museu Amadeu Sousa Cardoso com um seu retrato, um busto em gesso patinado, tendo também recentemente visto inaugurar na rotunda da Indústria, em Meirinhas, Pombal, um busto de sua autoria do filantropo e empresário Adelino Duarte da Mota. 

_______________________________________________________________________

Eça & Outras, III.ª série, n.º 171, sexta-feira, 25 de novembro de 2022; propriedade da associação cultural Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana; C.te n.º 506285685; NIB: 0018000055365059001540; IBAN: PT50001800005536505900154; email: queirosiana@gmail.com; www.queirosiana.pt; confrariaqueirosiana.blospot.com; eca-e-outras.blogspot.com; vinhosdeeca.blogspot.com; coordenação da página: J. A. Gonçalves Guimarães (TE-164 A); redação: Fátima Teixeira; inserção: Amélia Cabral.

 

 

 

 

Sem comentários: