segunda-feira, 25 de junho de 2018

Eça & Outras




Homenagem nacional a A. Campos Matos

            Conforme o anunciado, decorreu no passado dia 5 de junho na Biblioteca Nacional de Portugal a homenagem a A. Campo Matos na passagem do seu 90º aniversário, a qual teve início com a abertura na Sala de Leitura de uma exposição de objetos, edições, documentos e iconografia pessoais deste autor a quem a Cultura Portuguesa e sobretudo os estudos e a divulgação da vida e obra de Eça de Queirós tanto devem. Presentes muitos familiares, amigos e companheiros de jornada, a Confraria Queirosiana e o jornal As Artes Entre As Letras fizeram-se representar por J. A. Gonçalves Guimarães e Maria de Fátima Teixeira. A sessão no auditório teve início com as palavras proferidas sobre o homenageado pela diretora da BNP, Doutora Maria Inês Cordeiro, a que se seguiram diversos oradores, amigos ou colaboradores do coordenador do Dicionário de Eça de Queirós, entre eles o Doutor Américo Guerreiro de Sousa, doutorado por Oxford com uma tese sobre o escritor e autor de Inglaterra e França n’ Os Maias: Idealização e Realidade.
            Entretanto recebemos do Brasil o texto do nosso caro confrade e também amigo e admirador de A. Campos Matos, Dagoberto Carvalho J.or, que a seguir se publica como testemunho e contributo para esta homenagem, que assim passa a ser luso- brasileira.

J. A. Gonçalves Guimarães
mesário-mor da Confraria Queirosiana

Noventa anos de Campos Matos

Velho amigo e grande admirador do arquiteto-escritor Alfredo Campos Matos, regozijo-me com o mestre eciano (ou queirosiano, como lá dizem, os ‘patrícios’), pela pública, honrosa e – particularmente – justa homenagem que lhe presta o país irmão através da Biblioteca Nacional de Portugal, no transcurso de seus noventa anos de vida bem vivida. Na família, na Arquitetura e na Literatura em que se tornou mestre-doutor, sobretudo, nas leituras, saberes e interpretações referidas ao maior romancista português de todos os tempos, seu conterrâneo, poveiro, José Maria Eça de Queiroz.
Conheci o homenageado deste registro por expressa recomendação de Paulo Cavalcanti – nosso referencial eciano no Recife e, mesmo, no Brasil – em minha viagem de ‘descoberta’ do Portugal eciano/queiroziano, posto que as primeiras foram de pesquisa histórica sobre Arte Sacra, para a dissertação de Mestrado em História (A Talha de Retábulos no Piauí); e ‘pombalinas’, buscando a geminação cultural entre as Oeiras de cá (minha terra do nascimento) e de lá que emprestou o título de Conde ao futuro Marquês de Pombal. Encontramo-nos, o autor e Campos Matos e, por sugestão deste, n ‘A Brasileira’, do Chiado, no coração, mesmo, da Lisboa eciana. Desse encontro, em que passamos em revista a bibliografia do patrono, guardo ‘risco’ da Largo da Sé de Leiria – a Catedral, a Administração do Conselho (onde Eça trabalhou), a Botica do Carlos –, em guardanapo, da casa. Foi o roteiro, que, no dia seguinte, fiz com Cristina, Clélia e José Quidute, outro eciano histórico do Recife, companheiro de primeira hora na velha Sociedade EQ.
A grande homenagem a Campos Matos, divulgada pelo informativo digital da Casa, consta de Mostra sobre sua vida e obra. Conferências de Eugênio Lisboa, João Medina e Marie Hélène Piwnik, com moderação Luís Santos Ferro. Testemunhos de Helena Buescu, João Bigotte Chorão, Luís Santos Ferro, Manuel Frias Martins, Américo Guerreiro de Sousa, José Carlos Vasconcelos, Victor Viçoso e Jorge Martins. Moderação, também, de Luís Santos Ferro. Ainda, o lançamento da obra 94 reflexões queirosianas, apresentada por Eugênio Lisboa.
O Recife conhece-o e seus ecianos que já representei – e, de algum modo, represento, pela dedicação de tantos anos de estudos e encontros literários especializados (alguns, de alcance internacional) – congratulamo-nos com o maior de todos nós no estudo e na devoção literária (no que pese o lugar comum) do ‘pobre (grande) homem da Póvoa de Varzim’.
Para participar de eventos na Sociedade EQ e na Universidade Federal de Pernambuco, Campos Matos esteve duas vezes no Recife. Em uma delas, levei-o a conhecer a cidade de Goiana, por onde o criador de Os Maias chegou ao Brasil, com As Farpas, em 1872. O roteiro turístico-cultural incluiu visitas, também, à Igarassu e Itamaracá. Na segunda ocasião participou de seminário e mostra comemorativos do sesquicentenário da morte de Eça, bem como do 28º Jantar Eciano da Sociedade EQ. Tem seu nome escrito em letras de bronze no obelisco da Praça Eça de Queiroz, no bairro recifense da Madalena.
Acompanho-lhe a rica bibliografia da que destaco o Dicionário de Eça de Queiroz (todas as edições) da qual, a seu honroso convite, participo como autor de alguns verbetes; Imagens do Portugal Queirosiano (duas edições); Eça de Queiroz – Emília de Castro – Correspondência Epistolar; EQ uma Biografia; EQ Fotobiografia; Dicionário de citações de EQ; Sexo e sensualidade em EQ; EQ Silêncios Sombras e Ocultações; Diário Íntimo de Carlos da Maia; EQ – Ramalho Ortigão; e, last but not least Roteiro da Lisboa de Eça de Queiroz e seus arredores, onde apareço no verbete relativo à Travessa da Trabuqueta, página 125. Lá ele já estivera com Paulo Autran, Paulo Gracindo e Dário Moreira de Castro Alves.
Bem haja, do alto da idade que não o envelhece, mas o faz maior, o arquiteto escritor Alfredo Campo Matos!

Dagoberto Carvalho Jr.
Ex-presidente da Sociedade Eça de Queiroz, Recife – Brasil
Grão-Louvado da Confraria Queirosiana de Vila Nova de Gaia, Portugal
13 de junho de 2018


Homenagem a Manuel Novaes Cabral

            Um conjunto de curiosas circunstâncias tem levado a que diversas instituições nacionais e locais tenham vindo nos últimos tempos a homenagear várias personalidades que, entre muitos outros aspetos profissionais e curriculares de exceção, são também sócios de honra da Confraria Queirosiana. Depois do escritor J. Rentes de Carvalho ter sido homenageado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia no passado mês de maio e de A. Campos Matos ter sido homenageado pela Biblioteca Nacional de Portugal, no passado dia 7 de junho Manuel de Novaes Cabral foi homenageado pela Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, C. R. L. do Porto. À sessão compareceram grande número de seus amigos e colaboradores, tendo sido oradores Eduardo Vitor Rodrigues, sociólogo, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Área Metropolitana do Porto, e António Fontaínha Fernandes, engenheiro zootécnico, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Entretanto o n.º 219 do jornal As Artes entre As Letras, com data de 30 de maio passado dedicou-lhe a capa e uma página interior, sob o título «Manuel de Novaes Cabral Um Porto de Honra Cultural». Entretanto no próximo dia 5 de julho no Porto, e depois no dia 11 na livraria Bucholz em Lisboa, Maria Isabel Pires de Lima e Fernando Alves, respetivamente, apresentarão o livro editado pela Mododeler, «Os poemas da minha vida» de Manuel de Novaes Cabral, antologia de poemas de amigos ou de poetas com quem se cruzou em diferentes circunstâncias da vida.

Dia de Itália
            Como vem acontecendo de há anos a esta parte, o Consulado Honorário de Itália no Porto comemorou o Dia Nacional de Itália na Pousada do Freixo no passado dia 3 de junho, com a presença de Giuseppe Morabito, embaixador de Itália em Portugal, Paolo Pozzan, cônsul honorário no Porto, e Ângelo Arena, presidente da Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri. No evento, entre muitos outros convidados, estiveram presentes, José Manuel Tedim, J. A. Gonçalves Guimarães e António Pinto Bernardo dos corpos gerentes da Confraria Queirosiana, Maria de Fátima Teixeira e ainda outros confrades a título pessoal ou em representação das mais diversas instituições.

José Manuel Tedim na Confraria de Valongo
Confrarias

            
No passado dia 2 de junho decorreu em Valongo o 3.º Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, com a insigniação de novos confrades. Para além da preservação e divulgação destes produtos tradicionais de altíssima qualidade e sabor, esta confraria está também interessada na investigação histórica sobre a sua ancestral atividade moageira e de panificação para abastecimento da cidade do Porto feita por profissionais. A Confraria Queirosiana esteve representada pelo professor de História da Arte, José Manuel Tedim, seu presidente da direção, que é igualmente confrade de honra desta outra, o mesmo acontecendo com o confrade Chefe Hélio Loureiro
           
Festivais, palestras e cursos
            Nos passados dias 8 e 9 de junho decorreu no Forte de S. João da Foz, no Porto, promovido pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, o II Encontro Nacional de Literaturismo, onde foram palestrantes, entre outros, o seu comissário José Valle de Figueiredo, criador do conceito de Literaturismo, J. A. Gonçalves Guimarães, que falou sobre “Eça em Évora – roteiro queirosiano do Alentejo”; “ Manuel Novaes Cabral sobre “O Vinho do Porto e a Literatura”; José Augusto Maia Marques sobre “Os escritores e o lazer”, estando a evocação dos escritores locais, nomeadamente Raúl Brandão, a cargo de Joaquim Pinto da Silva. Este encontro terminou com um painel sobre Literatura, Turismo e Gastronomia no qual foram oradores Ricardo Valente, vereador do Turismo do Porto, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, J. A. Gonçalves Guimarães, mesário-mor da Confraria Queirosiana e Luís Costa, do Centro de Estudos e Interpretação do Caramulo. O encontro encerrou com m balanço da atividade cultural daquela União de freguesias pela voz do seu presidente Nuno Ortigão.
            No dia 16 de junho, sábado, na Casa-Museu Teixeira Lopes, pelas 16,30 horas, no concerto pelo Trio Vermeer (piano, violoncelo e violino), constituído por membros da orquestra do Concertgebow de Amesterdam, que interpretou obras de Beethoven, Schumann e Smetana integrado no 25.º Festival Internacional de Música de Gaia, organizado pelo Conservatório local, J. A. Gonçalves Guimarães falará sobre “A Música e os Músicos na vida e obra de Teixeira Lopes”.
            No dia 22 de junho, no Mercado Ferreira Borges no Porto, na sessão de História do II World Heritage Congress – Steel Bridges of Large Arch, o qual decorreu entre os dias 21 e 23 nas cidades de Gaia e Porto, organizado pelas respetivas autarquias, J. A. Gonçalves Guimarães falou sobre “Atravessamentos antigos do Rio Douro antes das pontes”.
            Nos próximos dias 30 de junho e 1 de julho, no âmbito do Open House Porto 2018 o mesmo investigador fará visitas guiadas ao edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia da autoria do arquiteto gaiense Oliveira Ferreira.
             
Prémios
O Chefe Hélio Loureiro, autor de “À Moda do Porto”, um livro sobre a gastronomia portuense partilhado com os chefes Cordeiro e Rui Paula, na sua versão em inglês, “Eating à la Porto” editado pela Almedina, ficou em 3.º lugar na categoria “Local” no World Cuisine of Gourmand Awards, o equivalente aos óscares da Gastronomia, em cerimónia que teve lugar na China no passado dia 26 de maio (comunicado Almedina 2018.06.06).

Livros, revistas e outras publicações


            No passado dia 7 de junho, na Fundação Eng.º António de Almeida, no Porto, Mário Cláudio lançou o seu mais recente livro, intitulado “Memórias Secretas” editado pelas Publicações D. Quixote.
No dia 8 de junho, no palácio do Bolhão no Porto, o escultor Hélder de Carvalho apresentou o seu mais recente livro de retratos intitulado Porque não existe um único olhar, a que já fizemos referência na página de abril.

No dia 9 de junho em Leiria foi lançado o n.º 16 dos Cadernos de Estudos Leirienses, evocativo d’ Os Militares do Distrito de Leiria na 1.ª Grande Guerra em França e em África. Entre a variada colaboração publicada apresentam-se os artigos «Peniche e a Primeira Guerra Mundial» de Sílvia Santos, Raquel Janeirinho e Rui Venâncio e «Luís Charters d’ Azevedo – um oficial médico de Leiria na 1.ª Grande Guerra» de Ricardo Charters d’ Azevedo.
______________________________________________________________________

Eça & Outras, III.ª série, n.º 118, segunda-feira, 25 de junho de 2018; propriedade dos Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana; C.te. n.º 506285685; NIB: 0018000055365059001540; IBAN: PT50001800005536505900154; email: queirosiana@gmail.com; www.queirosiana.pt; confrariaqueirosiana.blospot.com; eca-e-outras.blogspot.com; vinhosdeeca.blogspot.com; coordenação da página: J. A. Gonçalves Guimarães (TE-638); redação: Fátima Teixeira; inserção: Amélia Cabral; colaboração: Dagoberto Carvalho J.or.



Sem comentários: