Ano do Centenário do “Vencido da Vida” e diplomata Luís Maria Pinto de Soveral, Marquês de Soveral (1851-1922)
Os funerais de Eça de Queirós
Eça
tem passado a morte a ter, de vez em quando, um funeral: como é sabido morreu
em Neully-sur-Seine a 16 de agosto de 1900 e as primeiras exéquias ocorreram,
dois dias depois, na igreja paroquial dessa municipalidade dos arredores de
Paris, tendo estado presentes a mulher e os filhos, alguns amigos, o
representante do rei D. Carlos e outros elementos do corpo diplomático,
incluindo o visconde de Faria, cuja mulher, em 1888, quando Eça se dirigiu ao
Consulado de Paris para ocupar o posto para onde tinha sido nomeado,
intitulando-se consulesa, o recebeu aos berros, tentando impedi-lo de tal, numa
peixeirada que o escritor virá a descrever em carta enviada a Oliveira Martins.
Enquanto a família, em contato com os amigos e influentes do Ministério dos
Negócios Estrangeiros, ia tratando da sua trasladação para Portugal, pensando
no jazigo onde poderia ser depositado o seu corpo, foram então equacionadas
várias hipóteses, entre elas o da família paterna, onde jazia seu avô e onde
será sepultado seu pai em 1901, no cemitério do Outeirinho, em Verdemilho,
Aveiro, ainda hoje ali existente. Mas talvez alguém tivesse achado que era
demasiado “perigoso” juntar na mesma campa as relíquias corporais de seu avô, o
mentor da revolta de 1828 contra D. Miguel, e por isso por ele condenado à
morte, de que se escapou, agora mais os ossos do escritor filho do juiz seu pai
que teve a ousadia de pronunciar e mandar deter um dos homens mais ricos e
corruptos de Portugal do seu tempo, o conde do Bolhão. Seriam muitos
livre-pensadores juntos num jazigo só. A urna lá seguiu depois para o porto do
Havre, de onde a 13 de setembro seguinte é embarcada no navio África, chegando
a Lisboa a 17. Entretanto o governo e uma comissão criada para o efeito tiveram
tempo para organizar um expressivo funeral, mandar revestir de sanefas pretas o
Arco da Rua Augusta e de laços pretos os candeeiros da iluminação pública e
organizar um cortejo fúnebre que, depois de receber a urna no Cais das Colunas
para ser transportada num carro decorado por Rafael Bordalo Pinheiro, foi a
mesma acompanhada por sessenta outras
carruagens, entre o Terreiro do Paço e o Cemitério do Alto de São João, onde
deveria ficar sepultado no jazigo do cunhado Alexandre de Castro Pamplona. Dentro
de cemitério a pesada urna foi levada até ao jazigo em quatro etapas,
transportada por amigos diplomatas, como o Marquês de Soveral, ministros e
jornalistas, mas ninguém previu um pequeno problema: as suas decorações
metálicas impediam que esta entrasse na porta do jazigo e só no dia seguinte o
problema foi resolvido. Existem boas descrições, e até fotografias, deste
funeral e nelas sobressaem as referências aos discursos das entidades oficiais
sobre nadas e coisas nenhumas da vida e obra do escritor, que de todo, ou não
conheciam, ou sobre algumas delas sabe-se que tinham sérias reticências.
Estiveram ali a palrar em bicos de pés autênticos conselheiros Acácio, a
posarem para as conveniências do momento. Não será a última vez que tal
acontecerá. De tempos a tempos, nomeadamente durante as comemorações do
centenário em 1945, alguém levantou a questão da tumulação definitiva e
honorífica do escritor, mas essas preocupações depressa se dissiparam sem
concretização. Será interessante elencar as diversas propostas ao longo do
tempo, entre as quais se destacam as do jornalista António Valdemar que
defendeu a solução Panteão Nacional.
Na vida, e mesmo na morte das pessoas,
não existem factos isolados, mas uma continuidade de inter-relações com
resultados muitas vezes a mais ou menos longo prazo. O que se virá a passar com
os futuros funerais de Eça não pode ser desligado da fundação em 1940 do
Círculo Eça de Queirós em Lisboa e do discurso então proferido por António
Ferro no ato da inauguração, onde o escritor que passara a vida a fazer por
escrito um monumental retrato de família muito crítico da sociedade portuguesa
do seu tempo, foi então, por parte do mentor do salazarismo, reduzido a um
cultivador de prosas turístico-regionalistas, inofensivo e perfeitamente
“canonizado” na religião da mediocridade aldeã contra as perversões da cidade e
do progresso. Em 1989 o jazigo onde Eça tinha sido depositado em Lisboa, por
abandonado, foi posto à venda e os ossos do escritor corriam o risco de serem
despejados desta habitação pouco eterna. De novo voltaram a ser equacionadas as
várias hipóteses para trasladação, mas a que então prevaleceu foi a
recentíssima construção pela Fundação Eça de Queiroz de um jazigo familiar no
cemitério de Santa Cruz do Douro, para onde foi enviado a 15 de setembro desse
ano, juntando-se as restos mortais de seus filhos e outros familiares, mas não
os de sua mulher. Após ter permanecido um certo tempo na Basílica da Estrela,
onde se disse uma missa com reduzida assistência ao ato, foi transportado desde
Lisboa pela Agência Barata e trazido ao Porto à Praça da Batalha, perto do
governo civil, onde se lhe juntou uma pequena multidão que, em cortejo
automóvel, acompanhou os seus restos mortais até Baião, com nova missa à
chegada na igreja daquela paróquia rural.
Mas o sossego dos seus despojos não ia
durar muito: três décadas depois, em 2021, com a concordância de parte dos
descendentes, uma proposta apresentada na Assembleia da República determinou
que os seus restos mortais de novo regressassem a Lisboa e fossem depositados
no Panteão Nacional, o que esteve agendado para o próximo dia 27 de setembro.
Mas entretanto uma outra parte dos descendentes, não concordando com esta
decisão, apresentou na Justiça uma providência cautelar contra este novo
funeral, que deverá assim ser adiado à espera de decisão judicial que, como é
sabido, em Portugal são demoradas.
Não sei se tal acrescentará alguma
coisa à glória da obra queirosiana, mas um facto histórico é já incontestável:
mesmo ainda sem este retorno à capital, Eça de Queirós já teve mais funerais do
que a rainha D. Maria II, o que para um cônsul bacharel em Direito e escritor
não está nada mal. Mas mesmo na hipótese de nova trasladação, desta vez Eça de
Queirós não terá «…esse sumptuoso funeral caminhando devagar, com paragens
solenes, a mole monotonia da música fúnebre, o arrastar grave de espadas, essa
marcha funerária dum exército: e, adiante, entre tochas que levantavam alto as
chamas lívidas, a complicada estrutura do féretro, coberto de crepes e de
dourados, marchando numa vacilação lenta; e daquele longo negro cortejo,
desprendendo para o azul-ferrete de um esplêndido dia de Setembro, uma sensação
difusa de Morte (Eça de Queirós, O Conde de Abranhos).
Os tempos, efetivamente, já são outros.
J. A. Gonçalves
Guimarães
historiador
EXTRATERRESTRES
No passado dia 31 de agosto na habitual sessão das palestras das últimas quintas-feiras do mês promovidas pela ASCR-CQ no Solar Condes de Resende e via Zoom foi palestrante o Prof. Doutor Pedro Barbosa, doutorado em Ciências da Comunicação (PhD em Semiótica) pela UNL, sobre o tema «Apresentação de uma vivência extraterrestre pessoal: desafio transdisciplinar para uma reavaliação da História do planeta e da Humanidade?». O conferencista, conhecido autor de obras pioneiras sobre Literatura Cibernética, e autor premiado de peças de Teatro, além de outras matérias, é autor de diversos livros sobre problemática cosmológica. Nesta sessão abordou a questão extraterrestre, a ufoarqueologia, a mitologia e as suas repercussões numa possível reavaliação da História da Humanidade e do planeta Terra.
Prosseguem as atividades comemorativas dos 25 anos da
Federação dos Amigos dos Museus de Portugal (FAMP), na qual a ACSR-CQ está
filiada. No passado dia 16 de setembro decorreu em Coimbra o II ENCONTRO FAMP
JOVEM sob o tema «Os jovens e o voluntariado cultural», localmente dinamizado
pela Liga dos Amigos do Museu Nacional Machado de Castro (AMIC), que logo pela
manhã recebeu os participantes no Mosteiro de Santa Cruz para uma visita
guiada, a que se seguiu o Jardim Botânico e um almoço de confraternização entre
os participantes. Da parte da tarde e já no Museu Nacional Machado de Castro,
foi feita uma apresentação dos resultados do restauro de peças de Arte Sacra do
seu espólio que, além do seu próprio interesse patrimonial, motivou este ano a
atribuição pela FAMP do Prémio Reynaldo dos Santos à sua associação de amigos.
Seguiu-se uma mesa redonda conduzida por um grupo de jovens presentes que
falaram das suas relações com os museus, com várias intervenções da
assistência, nomeadamente da Prof. Doutora Maria de Lurdes Craveiro, diretora
do museu e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Seguiu-se
um momento musical coimbrão por Hugo Paiva de Carvalho à guitarra e Miguel Luís
à viola.
Presentes vários membros da direção da FAMP e a sua presidente da direção, Dr.ª Maria do Rosário Alvellos, e delegados de várias associações de amigos de museus vindos de vários pontos do país, entre as quais a ASCR-CQ que igualmente integra a direção daquela estrutura federativa.
No passado dia 23 de setembro o Solar Condes de Resende organizou uma sessão pública incluída nas Jornadas Europeias do Património 2023, evento europeu coordenado em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural, este ano sobre o tema «Património Vivo», aqui concretizado na proposta “Há Festa No Solar! Danças e Bombos na Festa Popular”. Tendo a sessão foi aberta pela vereadora da cultura Eng.ª Paula Carvalhal, a ASCR-CQ esteve presente através de vários dos seus associados e da comunicação de J. A. Gonçalves Guimarães, do Gabinete de História, Arqueologia e Património da ASCR-CQ, intitulada «A dança de São Gonçalo em Portugal e Brasil: sobrevivência de uma dança litúrgica», previamente gravada devido ao facto de nesse dia e hora o autor estar ausente no Douro a participar noutro evento cultural, e do resultado dos seus anteriores contatos com os Mareantes do Rio Douro para divulgação do seu significado, desta feita traduzidos num workshop sobre «Demonstração da prática tradicional de construção de bombos» pelo seu dirigente Agostinho Gomes e na atuação de um grupo de bombos e caixas da coletividade. Participou também com uma comunicação o etnólogo Vitor Padilla Mattos sobre «Os bombos fazem a festa! Os Zés Pereiras em Portugal e no Brasil».
Integrado na Festa da Vindima 2023,
organizadas pela empresa gaiense Quinta da Boeira na sua propriedade vinhateira
de Alijó nos dias 23 e 24, decorreu neste segundo dia no auditório do Hotel
Forte de São Francisco em Chaves, o Fórum “Cabrilho o Navegador Português”, onde
falaram J. A. Gonçalves Guimarães, do Gabinete de História, Arqueologia e Património da
ASCR-CQ, sobre «Navegadores Portugueses e suas biografias: entre a
História e a Apropriação de Mitos», e o Prof. Paulo Afonso da Califórnia que
apresentou as suas pesquisas documentais e cartográficas realizadas em
diferentes arquivos portugueses e estrangeiros que provam inequivocamente que
aquele navegador, que nos anos de 1542-1543 foi o primeiro europeu a descobrir
as costas da Califórnia, era natural de Portugal, tendo igualmente participado
em muitas outras ações de fixação de europeus na América Central ao serviço da
coroa espanhola, A polémica sobre a naturalidade do navegador estalou
recentemente nos EUA quando alguns estadunidenses de origem espanhola puseram
em causa a sua naturalidade e a sua importância simbólica para a comunidade
lusófona ali radicada. O debate foi moderado por Leonídio Paulo Ferreira,
diretor do Diário de Notícias, que a
esta problemática tem dedicado várias reportagens.
Nesse mesmo dia decorreu na igreja paroquial de Alijó, após a missa dominical, a insigniação pela Federação das Confrarias Báquicas de Portugal de várias personalidades presentes ligadas às atividades vinhateiras, tendo presidido à sessão Albino Jorge da Confraria do Vinho do Porto e da FCBP, assessorado por delegados da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, Ribatejo, da Confraria do Vinho de Carcavelos e da Confraria Queirosiana.
Livros & Revistas
A revista Midas.
Museus e estudos interdisciplinares (edição eletrónica) no seu número 16, de
30 de julho de 2023 dedicado ao Dossier temático “Museologia: diálogos e encontros
ibéricos”, inclui o estudo de João Luís Fernandes, do Gabinete de História,
Arqueologia e Património da ASCR-CQ, intitulado «A coleção Marciano Azuaga:
Gaia e Porto na segunda metade do século XIX e primeira década do século XX,
apresentado no «VI Fórum Ibérico de Estudos Museológicos: Novas
Perspetivas de Investigação» que decorreu em
novembro de 2022 na Universidade de Évora, numa coorganização entre o Centro
Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da mesma
universidade e o Instituto de História da Arte (IHA) da FCSH, Universidade NOVA
de Lisboa.
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Eça & Outras, III.ª
série, n.º 181, segunda-feira, 25 de setembro de 2023; propriedade da
associação cultural Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana
(Instituição de Utilidade Pública); C.te
n.º 506285685; NIB: 0018000055365059001540; IBAN:
PT50001800005536505900154; email:
queirosiana@gmail.com; www.queirosiana.pt;
confrariaqueirosiana.blospot.com; eca-e-outras.blogspot.com;
vinhosdeeca.blogspot.com; coordenação do blogue e publicação no jornal As Artes Entre As Letras: J. A.
Gonçalves Guimarães (TE-164 A); redação: Fátima Teixeira; inserção: Amélia
Cabral.
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