terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eça & Outras Agosto

SALON D’AUTOMNE 2009

No próximo dia 26 de Setembro, sábado, pelas 17 horas abrirá ao público o IV Salon d’Automne queirosiano, no Solar Condes de Resende, iniciativa da Confraria Queirosiana que este ano conta com a participação de Alexandre Rufo, Amélia Traça, António Rua, Cerâmica do Douro, Ilda Gomes, Luísa Prior, Rosalina Pinto, Rosário Sousa, Rui Soares, Simões Duarte e Valença Cabral, sócios dos Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, entre os quais Ariosto Madureira, professor do “Curso de Pintura e outras Expressões Plásticas” do Solar e alguns dos seus alunos.
A mostra e venda das obras estará patente até ao fim do mês de Outubro.


Dagoberto Carvalho Júnior
FLIPORTO 2009

Em Novembro próximo, dias 5 a 8, decorrerá em Porto de Galinhas município de Ipojuca, Pernambuco, Brasil, a quinta edição da Festa Literária Internacional sob o tema “Literatura Iberoamericana: Interdependências e contemporaneidades”, sobre a qual se pode ver novidades em www.fliporto.net.
Como antecipação a este evento, no passado dia 25 de Julho o médico e escritor Dagoberto Carvalho Júnior, presidente da Sociedade Eça de Queiroz do Recife e grão-louvado da Confraria Queirosiana, proferiu uma palestra sobre “A Boa Mesa de Eça de Queiroz” no Restaurante Capitania do Sabor naquela famosa praia, a que se seguiu uma refeição tipicamente portuguesa, constituída por “Bacalhau à Eça de Queiroz”, vinhos portugueses e pasteis de Belém, preparada pelo chefe Claudemir, do Wiella Bistrô do Recife.
Por fim, actuou a fadista Margot Cavalcanti que interpretou música também portuguesa. A organização teve o patrocínio da Editora FliPORTO e do Instituto Maximiano Campos.
Entretanto aquele autor vai lançar neste evento a sua mais recente produção de análise e crítica literárias, intitulada Eça de Queiroz e Machado de Assis: o Realismo de cada um, a qual inclui conferências, discursos, prefácios e artigos, alguns apresentados em Portugal quando aqui esteve a propósito do centenário do célebre escritor brasileiro que ocorreu em 2008 (e a que o nosso país, tão justamente quão timidamente se associou) e outros publicados no Diário de Pernambuco. O livro será também apresentado no Festival de Cultura de Oeiras do Piauí (Brasil).

FORUM DE AVINTES

No próximo ano de 2010 decorrerá o centenário da implementação do regime republicano em Portugal, com comemorações oficiais que terão pelo menos o mérito de propiciarem a oportunidade a cada cidadão de se debruçar sobre a História local, nacional e mundial e os seus reflexos na mudança do regime político no nosso país ao longo da 1.ª República (1910 – 1926); Estado Novo (1926 – 1974) e 3.ª República: 100 anos, 3 Repúblicas.
No Forum de Avintes, cuja edição decorre nos próximos dias 11 e 12 de Setembro naquela freguesia gaiense, entre vários outros oradores, falará J. A. Gonçalves Guimarães, historiador e director do Gabinete de História, Arqueologia e Património sobre “Os vereadores avintenses da Câmara de Gaia durante a 1.ª Republica”.

Cerâmica arqueológica de S. Salvador do Mundo
ESCAVAÇÕES EM S. SALVADOR DO MUNDO

Entre 18 e 31 de Julho decorreu a terceira fase da intervenção arqueológica que o Gabinete de História, Arqueologia e Património está a realizar em S. Salvador do Mundo, S. João da Pesqueira, dirigida pelo arqueólogo J. A. Gonçalves Guimarães. Na presente campanha ficou completo o estudo da área de implantação de uma grande galeria porticada da Época Moderna, cujo entulhamento continuou a evidenciar a ocupação deste local desde a Pré-história recente. Foram ainda prospectados outros locais com vestígios arqueológicos que recomendam a continuação dos trabalhos, o que aquele grupo profissional vai propor para o Verão do próximo ano.
Como habitualmente, a equipa ficou alojada na aldeia de Pereiros, por protocolo entre a Confraria Queirosiana e a Associação dos Amigos de Pereiros.

VIAGEM AO EGIPTO E ISRAEL

Conforme já noticiamos continuam abertas as inscrições para a programada visita ao Egipto e a Israel, organizada pela Confraria Queirosiana com a colaboração de diversas outras entidades, para comemorar os 140 anos da viagem de Eça de Queirós e do Conde de Resende aquando da abertura do Canal de Suez.
Porém, ao contrário do que aqui divulgamos na página de 25 de Junho, a viagem está efectivamente a ser organizada pela agência Abreu e não pela agencia então indicada, pelo que as inscrições deverão ser feitas para aquela agência e não para qualquer outra.
A viagem terá início a 26 de Dezembro em Lisboa, a passagem de ano será em Jerusalém e o regresso a Lisboa a 3 de Janeiro.

Amélia Traça

QUEIROSIANA GALARDOADA

No passado dia do Município de Vila Nova de Gaia foi galardoada com a Medalha de Mérito Cívico pelo presidente da Câmara, a autarca Amélia Traça, que faz parte da Junta de Freguesia de Mafamude e dos corpos gerentes dos Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, sendo ainda pintora amadora de reconhecido mérito.


FEIRA DE GASTRONOMIA DE VILA DO CONDE

A convite da Câmara Municipal, no passado dia 21 de Agosto a Confraria Queirosiana esteve presente na abertura da Feira de Gastronomia de Vila do Conde, mostra variadíssima do muito e bom que há para comer e beber neste país. Os confrades queirosianos presentes não resistiram a, antes do jantar, provarem os saborosos rojões de redenho e outros mimos colesterólicos num afamado restaurante da região. Ao jantar, confeccionado com gosto e saber, estiveram presentes os membros da direcção de diversas confrarias e vereadores da câmara local.

TOMAR CAFÉ, OU CHÁ

Isto de pôr o público a falar tem que se lhe diga pois ele, o público, tem exigências que são de respeitar. Assim, fomos intimados a pôr à frente de cada nome quem é o cidadão e o que faz (ou que se supõe que faça ou não faça), pois de outro modo poderá haver confusões, mesmo neste gesto tão simples de querer ir (ou não) tomar café com alguém. Para além de haver muitos cidadãos em todo o mundo com o mesmo nome, é certo que nem todos são iguais.

Não quero ir tomar café com:

Isaltino Morais; Fátima Felgueiras; Hugo Chavez

Gostaria de tomar café com:

Marques Mendes; Henrique Barreto Nunes; Zeca Afonso; Dalila Rocha; Joe Olenton; Miguel Sousa, John Cleese; José Silva; Naide Gomes.

Até 25 de Setembro!

Eça & Outras, IIIª. Série, n.º 12 – Sábado, 25 de Junho de 2009
Cte. n.º 506285685
NIB: 001800005536505900154
IBAN: PT50001800005536505900154
Email :
queirosiana@gmail.com
confrariaqueirosiana.blospot.com
eca-e-outras.blogspot.com
Coordenação da página:
J. A. Gonçalves Guimarães (TE-638)
Redacção: Fátima Teixeira
Inserção: Amélia Cabral

Colaboradores desta edição:
J. A. Gonçalves Guimarães;
Fátima Teixeira;